quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vamos falar sobre como equipamentos não são importantes?

A câmera é uma ferramenta matemática

Enquanto não chegamos na era da inteligência artificial, as câmeras continuarão sendo só ferramentas. Sabe o que elas sabem fazer? Cálculos matemáticos. Sabe o que elas não sabem fazer? Todo o resto.
Uma câmera sabe até reconhecer um sorriso… mas ela não sabe fazer alguém sorrir :-)
Essa parte é nossa responsabilidade.

Mas e a qualidade? E os recursos?

Tem gente por aí que se importa com equipamento.
Uma câmera mais robusta e de mais qualidade pode ajudar na hora de trabalhar com fotojornalismo, foto de esportes ou astronomia. Mas raramente esse é o caso. Raramente quem tem dúvidas sobre o equipamento quer entrar nas áreas onde ele pode fazer uma diferença relevante.

Se importa com qualidade técnica? Ok. Pensa na lente!

Mesmo quem faz questão de considerar a qualidade técnica na hora de comprar uma câmera acaba esquecendo do mais importante: a lente!
Acho engraçado quando, na hora de comprar a câmera, cada detalhe parece um divisor de águas:
“ah, prefiro a câmera X porque ela tem um alcance dinâmico de 11.7 ao invés de 11.5 da câmera Y” (han?????)
Usando a mesma lente, uma câmera 10 vezes mais cara vai fazer praticamente a mesma foto que uma Rebel faz. Com um pouco mais de resolução e com menos ruído, sim – mas isso só dá pra notar a partir de uma impressão de 40x60cm – não no seu Facebook.
A câmera é o acessório da lente.

O melhor, mais fino, mais leve, mais rápido?

Seja câmera, carros ou viagens: sempre queremos mais e mais. É difícil não querer o melhor, oras bolas. As pessoas que lucram com isso aproveitam: a cada lançamento da Apple, os produtos estão “mais finos, mais leves, mais rápidos.”
Mas quase nunca precisamos de algo melhor. Quase sempre o troço tá fino, leve e rápido o suficiente. E mesmo quando precisamos, nem sempre dá pra comprar, porque pessoas normais não têm dinheiro saindo pelos poros :-)
Independente do caso, uma coisa é sempre certa:
O melhor equipamento é o que você tem agora.

Lide com as limitações (alguns equipamentos têm mais limitações que outros) e aprenda com isso. Saiba o que você pode e o que você não pode fazer com a sua câmera. Leia o manual. Pratique em casa com filhos e filhas, esposas e maridos, todo o seu círculo de amizades. Compare sua evolução com gente boa de verdade (não com todo mundo que você segue no Facebook.)

Não precisamos do melhor

De que adianta eu querer uma câmera que não tenha nenhum ruído em ISO 12800 se eu não me importo com ruído? De que adianta comprar uma câmera porque ela tem 200 pontos de foco ao invés de 8… Se eu só uso um? De que adianta eu querer uma câmera que seja full frame se isso nunca fez diferença na minha vida?
Quem gosta de fotografia normalmente tem como objetivo fazer fotografias, e não imagens aleatórias de qualidade gráfica incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário