Dentre as milhões de opções, então, qual é a mais versátil para começar? A resposta da maioria dos fotógrafos é unânime: é a 50mm 1.8 – carinhosamente chamada de cinquentinha.
O que é que a cinquentinha tem?
A 50mm 1.8 é uma lente normal, fixa, clara e barata. O que isso significa?
Normal: quer dizer que a distância focal dela tem um ângulo de visão mais ou menos parecido com o do olho humano, o que a torna bem versátil. Dá pra fotografar um pouco de tudo com ela.
Fixa: quer dizer que ela não tem zoom. Ou seja: se você quer se aproximar do assunto fotografado é preciso usar a técnica do “passinho pra frente”, e vice-e-versa.
Clara: quer dizer que ela tem uma abertura bem grande, o que permite não só conseguir fotografar com menos luz mas também ter bastante controle sobre a profundidade de campo.
Barata: quer dizer que a maioria dos mortais que conseguem comprar uma câmera reflex conseguem pagar por ela também :-) Ela normalmente custa algo em torno de R$ 400.
Por que começar com uma lente barata?
Quando estamos começando é complicado (e, eu diria, inútil) investir em lentes muito caras. Isso porque ainda não sabemos exatamente o que e como gostamos de fotografar. Investir em uma lente super clara, super tele ou super especializada pode ser um péssimo investimento se você perceber que ela não é útil para aquilo que você gosta de fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário